Sexta Masterclass do CapacitIA prepara órgãos de segurança pública para o uso de inteligência artificial
Na tarde desta terça-feira (1°), o auditório da Empresa de Tecnologia da Informação do Estado do Piauí (Etipi) foi palco da sexta edição da Masterclass do CapacitIA. O evento reuniu servidores da Secretaria de Segurança Pública (SSP), Secretaria de Justiça (Sejus) e do Departamento Estadual de Trânsito (Detran) para apresentar conceitos e aplicações da inteligência artificial na administração pública, com foco na desburocratização e eficiência dos serviços.

Durante a abertura, Fábbio Borges, diretor de Desenvolvimento de Inteligência Artificial da Secretaria de Inteligência Artificial, Economia Digital, Ciência, Tecnologia e Inovação (SIA), destacou a relevância da capacitação. “Recebemos servidores da Segurança, Justiça e Detran para apresentar e sensibilizá-los quanto ao uso de ferramentas de inteligência artificial. O objetivo é mostrar como essas tecnologias podem auxiliar e desburocratizar o trabalho no dia a dia. Agora, esses servidores retornarão às suas secretarias e indicarão novos colegas para a capacitação de vinte horas, onde aprofundaremos ainda mais o uso dessas ferramentas e como elas podem contribuir para melhorar o serviço público”, afirmou.

Entre os participantes, Matheus Zanatta, delegado e superintendente de Operações Integradas da Secretaria de Segurança Pública do Piauí, reforçou a importância da iniciativa. “Esse curso da Masterclass é excelente. Ele aborda diversos eixos da inteligência artificial, desde a elaboração de prompts até aplicações práticas que podem ser utilizadas no serviço público. O CapacitIA oferece uma qualificação essencial, especialmente para lidar com tarefas repetitivas, o que contribui diretamente para uma prestação de serviço mais eficiente”, avaliou.

O CapacitIA é uma iniciativa do Governo do Piauí, promovida pela SIA em parceria com a Secretaria de Administração (Sead), por meio da Escola de Governo do Piauí (Egepi), e o Piauí Instituto de Tecnologia (PIT). A próxima etapa para os servidores dessas secretarias será o curso de 20 horas, onde os participantes terão a oportunidade de aplicar os conhecimentos adquiridos, desenvolvendo soluções voltadas para as necessidades reais de seus órgãos.
Publicar comentário