Sesapi vai qualificar 800 profissionais que atuam no serviço de pré-natal no Piauí

A Secretaria de Saúde do Piauí (Sesapi) vai realizar um programa de qualificação e atualização de 800 profissionais da Estratégia Saúde da Família (ESF) que atuam no serviço de pré-natal em todos os municípios do estado. A iniciativa tem como objetivo capacitar as equipes da Atenção Primária de todas as macrorregiões de saúde do Piauí, com foco no aprimoramento da assistência prestada às mulheres durante a gestação, no parto e no puerpério.
As oficinas presenciais de qualificação e atualização serão promovidas pela Diretoria de Unidade de Vigilância e Atenção à Saúde (Duvas). A primeira etapa do projeto ocorrerá nos dias 26 e 27 de fevereiro, em Teresina, no Diferencial Buffet. A ação, que atenderá cerca de 200 profissionais da Macrorregião Meio Norte, visa promover uma formação especializada, visando melhorar a qualidade do serviço de saúde materno-infantil em todas as regiões do estado.
De acordo com a coordenadora estadual de Saúde da Mulher, Alzenir Moura Fé, a prioridade são as equipes da ESF responsáveis pelo pré-natal. “O objetivo dessa ação é qualificarmos ainda mais os profissionais para melhorarmos a qualidade da assistência à mulher durante o pré-natal, no parto e durante o puerpério, com o intuito de reduzir a mortalidade materno-infantil em todo o estado”, afirmou.
A capacitação faz parte de um esforço contínuo da Sesapi para aprimorar a formação dos profissionais de saúde, garantindo uma atenção mais humanizada e eficiente à saúde das gestantes e dos recém-nascidos. Além disso, a ação visa fortalecer a integração das equipes da Atenção Primária à Saúde, um dos pilares do Sistema Único de Saúde (SUS).
As inscrições para as oficinas podem ser feitas por meio do link disponibilizado pela Sesapi, e o evento é aberto a profissionais da área da saúde que atuam diretamente no atendimento às gestantes.
A qualificação dos profissionais reflete o compromisso da gestão estadual com a saúde da mulher e da criança, um passo importante para garantir o acesso a um pré-natal de qualidade e reduzir as desigualdades no atendimento à saúde materno-infantil no Piauí.
As inscrições podem ser realizadas por meio do link.
Publicar comentário