Servidores da Sesapi concluem capacitação em inteligência artificial pelo CapacitIA
Na última sexta-feira (7), foi concluída a sexta turma do CapacitIA, capacitação voltada ao uso da inteligência artificial (IA) no setor público. A formação reuniu servidores da Secretaria de Estado da Saúde do Piauí (Sesapi), que durante uma semana se aprofundaram no universo da IA, explorando ferramentas inovadoras capazes de otimizar a gestão pública e aprimorar os serviços prestados à população.

Transformação digital na saúde pública
Francisco Sousa, técnico da Diretoria de Planejamento da Sesapi, destacou a relevância do curso para a modernização das atividades da pasta. “A capacitação voltada para o uso da inteligência artificial dentro das ações e rotinas da administração pública é fundamental, pois visa trazer agilidade, acesso à informação e precisão nos dados, melhorando a prestação de serviços. Para isso, é essencial que os servidores possam colaborar e participar desse processo de construção e utilização da IA para otimizar a administração”, afirmou Francisco, evidenciando o impacto positivo da tecnologia na gestão pública.
Aplicabilidade no dia a dia do trabalho
Lito Wagner, da Diretoria de Unidade e Gestão em Saúde da Sesapi, também ressaltou a aplicabilidade dos conhecimentos adquiridos. “O curso teve 20 horas de muito aprendizado. Eu e outros servidores tivemos a oportunidade de aprender bastante sobre inteligência artificial e, com certeza, vamos aplicar esse conhecimento no nosso dia a dia de trabalho, otimizando nossas atividades e melhorando a assistência e a prestação de serviços à população”, afirmou Lito.
Desenvolvimento de assistentes virtuais
Joselito Júnior, coordenador de Formação em Inteligência Artificial da Secretaria de Inteligência Artificial, Economia Digital, Ciência, Tecnologia e Inovação (SIA), explicou que, ao final do CapacitIA, os participantes têm o desafio de desenvolver um assistente virtual com base no conteúdo aprendido durante a semana. “Ao longo do curso, eles exploraram diversas ferramentas para otimizar a rotina de trabalho e apresentaram projetos promissores, que poderão ser selecionados para a próxima etapa, dedicada à construção dos assistentes virtuais”, explicou Joselito. O programa é estruturado em três fases: a Masterclass, o curso intensivo e o aprimoramento dos assistentes desenvolvidos.
CapacitIA: Inovação e eficiência na administração pública
O CapacitIA é uma iniciativa do Governo do Piauí, desenvolvido pela Secretaria de Inteligência Artificial, Economia Digital, Ciência, Tecnologia e Inovação (SIA), em parceria com a Secretaria de Administração (Sead), por meio da Escola de Governo do Piauí (Egepi), e o Piauí Instituto de Tecnologia (PIT). O objetivo do programa é capacitar servidores públicos para o uso de inteligência artificial, promovendo eficiência e inovação na administração estadual.
Próxima turma: servidores da Seduc
A sétima turma do CapacitIA, que terá início na próxima segunda-feira (10), será voltada aos servidores da Secretaria de Educação (Seduc), continuando a formação de profissionais para o uso de IA no setor público, com a expectativa de mais avanços e inovações para os serviços públicos do Piauí.
Com o CapacitIA, o Piauí avança na integração de tecnologias de ponta na administração pública, contribuindo para uma gestão mais eficiente e conectada às necessidades da população.
Publicar comentário