×

Sempi discute ações em prol de mulheres adictas com Associação Eluzai

Sempi discute ações em prol de mulheres adictas com Associação Eluzai

Na busca por oferecer novas oportunidades e reintegração social, a Secretária das Mulheres, Zenaide Lustosa, se reuniu com a diretora da Associação Eluzai, Laudelina Borges, e o coordenador Rodolfo Chaves, com o objetivo de desenvolver ações voltadas para o acolhimento de mulheres em situação de adição. O foco da parceria é proporcionar capacitação profissional, qualificando as mulheres para que possam ingressar no mercado de trabalho e reconstruir suas vidas.

Durante o encontro, a secretária Zenaide Lustosa destacou a relevância de programas de capacitação como ferramentas essenciais para garantir a autonomia e dignidade das mulheres em situação de vulnerabilidade. “Estamos em busca de parcerias para garantir dignidade no mercado de trabalho para as mulheres em situação de vulnerabilidade. Nosso compromisso é desenvolver programas de qualificação profissional e oficinas no enfrentamento à violência. Sabemos que essas mulheres enfrentam diversos desafios, como violência sexual, violência doméstica e questões sociais“, afirmou a secretária.


A Associação Eluzai, que atua no tratamento de dependentes químicos de forma voluntária, tem capacidade para atender até 22 mulheres. Ela recebe acolhidas com idades entre 18 e 65 anos, encaminhadas por famílias, organizações religiosas, Centros de Atenção Psicossocial (Caps AD), Centros de Referência de Assistência Social (CRAS), Centro Pop (para população em situação de rua) e pela Coordenadoria Estadual de Enfrentamento às Drogas (Cendfol).

A presidente da Associação, Laudelina Maria, reforçou o desejo de aprofundar a parceria para oferecer um caminho mais seguro de recuperação e inclusão social para as mulheres atendidas. “A parceria visa realizar capacitação profissional durante o tratamento, com o objetivo de facilitar a reintegração social dessas mulheres após a conclusão do processo“, explicou Laudelina.

O tratamento oferecido pela Associação Eluzai dura um ano e inclui acompanhamento contínuo, o que diminui as chances de recaídas após a finalização. A média de idade dos acolhidos é de 25 anos, sendo que muitos têm histórico de abandono escolar e de situações de rua, perdendo até os hábitos básicos de autocuidado.

A parceria com a Secretaria das Mulheres tem como meta fortalecer as ações de capacitação e promover a independência financeira das mulheres em recuperação. Além disso, o suporte oferecido visa proporcionar maior qualidade de vida, permitindo que essas mulheres reconstruam suas trajetórias com dignidade e autonomia.

A Associação Eluzai segue com a admissão de dependentes químicos de forma permanente. Para mais informações, o público pode acessar o perfil no Instagram @afeluzaioficial ou visitar a sede da associação, localizada na BR 343, Povoado Alegria Mucuim, próximo à fábrica de polpas Rio Grande.

Com essa parceria, o compromisso da Secretaria das Mulheres em promover igualdade de oportunidades e combater a violência se fortalece, oferecendo um suporte crucial para as mulheres que buscam recomeçar e transformar suas vidas.

Publicar comentário