Sempi articula o envio de representantes do Piauí para I Conferência Nacional das Mulheres Indígenas
A Secretaria Estadual das Mulheres (Sempi) reuniu-se nesta quinta-feira (6) com representantes das Secretarias das Relações Sociais, da Educação e da Assistência Social do Piauí para alinhar estratégias de envio de delegados estaduais para a I Conferência Nacional das Mulheres Indígenas. O evento, que será realizado em etapas regionais, contará com a participação do Piauí na etapa do regional Mangabeira, que abrange também os estados da Paraíba, Ceará, Rio Grande do Norte e Bahia.
Programada para acontecer de 20 a 22 de maio de 2025, na Paraíba, a conferência regional será um marco para as discussões sobre os direitos das mulheres indígenas no Brasil. Durante a reunião, foi definido que as secretarias, em conjunto, realizarão um mapeamento das lideranças das comunidades indígenas nos municípios do Piauí. Após essa identificação, será promovido um encontro online com as representantes dessas comunidades, no qual serão apresentados os objetivos e as pautas gerais da conferência. A partir desse encontro, serão selecionadas dez lideranças para representar o Piauí na etapa regional do evento.

Adriana Ribeiro, gerente de Articulação e Ações Temáticas da Sempi, destacou a importância da Secretaria das Mulheres nesse processo. “A Sempi tem o papel fundamental de articular com os órgãos e garantir a participação dessas mulheres indígenas na conferência regional, além de garantir a presença do Piauí na etapa final da Conferência Nacional“, afirmou Adriana.
Cícero Dias, gerente dos Povos Originários da Secretaria de Assistência Social e Cidadania (Sasc), também enfatizou a relevância da participação do estado na conferência. “Será um momento de grande importância para as mulheres indígenas, pois terão a oportunidade de discutir e reivindicar os seus direitos. Nossa articulação é para garantir que elas participem ativamente deste evento, que será um marco para a comunidade indígena”, explicou Cícero.

A etapa nacional da I Conferência das Mulheres Indígenas está prevista para ocorrer entre os dias 4 e 8 de agosto de 2025, em Brasília. A expectativa é reunir 5 mil mulheres indígenas de todas as regiões do país, representando os seis biomas brasileiros, para fortalecer o movimento e garantir avanços nas políticas públicas voltadas para esse grupo tão importante.
Com esse movimento, o Piauí se prepara para contribuir ativamente com as discussões nacionais sobre os direitos das mulheres indígenas e reforçar a representatividade da população indígena no cenário político e social brasileiro.
Publicar comentário