Sejus abre seleção para pós-graduação em Gestão Prisional
A Secretaria da Justiça do Piauí (Sejus) publicou, nesta terça-feira (11), a Portaria nº 161/2025, que estabelece os critérios e procedimentos para a seleção de policiais penais interessados em participar do curso de pós-graduação Lato Sensu em Gestão Prisional, na modalidade Ensino a Distância (EAD). A iniciativa, que visa aprimorar as práticas de gestão no sistema prisional do estado, é parte do Plano de Trabalho do Convênio Federal nº 937780/2022, firmado entre a Sejus e a Secretaria Nacional de Políticas Penais (SENAPPEN).

O curso será ministrado pela União Brasileira de Faculdades (UniBF), instituição selecionada por meio de processo licitatório, e tem como objetivo fortalecer a execução penal no estado do Piauí. Serão oferecidas 25 vagas para policiais penais que atendam aos critérios estabelecidos pela Sejus.
Requisitos para Inscrição
Podem se inscrever policiais penais em exercício no estado do Piauí que atendam às seguintes condições:
- Possuir diploma de curso superior reconhecido pelo MEC.
- Estar no exercício de cargo/função de gestão dentro do sistema prisional, como diretor, gerente, coordenador, chefe de grupo, entre outros.
Em caso de empate na seleção, serão utilizados critérios adicionais para classificação, como a não posse de especialização prévia, idade mais avançada e tempo de serviço no sistema prisional.
Inscrições e Processo Seletivo
As inscrições para o curso de pós-graduação devem ser realizadas até o dia 19 de fevereiro de 2025, às 13h, exclusivamente por meio do e-mail acadepen@sejus.pi.gov.br. A seleção será conduzida pela Academia de Polícia Penal do Piauí (Acadepen-PI), que também será responsável por divulgar a lista dos selecionados no site oficial da Sejus-PI.
Apoio ao Fortalecimento da Gestão Prisional
O secretário da Justiça do Piauí, coronel Carlos Augusto, destacou a importância da capacitação contínua dos servidores penitenciários para garantir um sistema prisional mais eficiente e alinhado às melhores práticas de gestão. “Com esta pós-graduação, queremos fortalecer a atuação dos policiais penais, aprimorando suas habilidades e proporcionando uma visão mais estratégica da administração penitenciária. Nosso compromisso é com a valorização dos profissionais e a melhoria da gestão prisional no Piauí“, afirmou o secretário.
A Sejus reafirma seu compromisso com a qualificação e valorização dos servidores penitenciários, promovendo o desenvolvimento de competências que contribuem para a melhoria do sistema prisional e, consequentemente, para a segurança e gestão mais eficaz das unidades prisionais.
Mais Informações
Para mais detalhes sobre o processo seletivo ou o curso, os interessados devem entrar em contato através do e-mail: acadepen@sejus.pi.gov.br.
Mais informações sobre a portaria AQUI.
Publicar comentário