Sasc e Tribunal de Justiça farão campanha para aumentar emissão da Nova Carteira de Identidade
A Secretaria da Assistência Social, Trabalho e Direitos Humanos (Sasc) e o Tribunal de Justiça do Piauí anunciaram uma campanha para ampliar a emissão da nova carteira de identidade aos cidadãos inscritos no Cadastro Único (CadÚnico). Segundo um levantamento do governo estadual, 80% dos 2.159.871 inscritos no CadÚnico no estado ainda não possuem o novo documento.
A secretária da Sasc, Regina Sousa, e o juiz Ítalo Castro, do Tribunal de Justiça, reuniram-se para discutir estratégias para facilitar o acesso dos beneficiários do Cadastro Único ao novo documento de identidade. Embora a emissão da nova carteira seja gratuita, um dos principais desafios apontados é a exigência da Certidão de Nascimento atualizada, um documento que, em muitos casos, não é fornecido gratuitamente.

Regina Sousa esclareceu que os cidadãos podem obter a Certidão de Nascimento atualizada sem custos, mas muitos desconhecem esse direito. Para solucionar essa questão, o Governo do Estado e o Tribunal de Justiça irão promover uma campanha de divulgação, utilizando os meios de comunicação para informar a população sobre essa possibilidade.
A iniciativa contará com o apoio do programa Justiça Itinerante, que realiza atendimentos em bairros de Teresina e no interior do Piauí. A campanha informará os locais e datas em que o serviço estará disponível, permitindo que os cidadãos garantam a certidão de nascimento atualizada gratuitamente e, consequentemente, tenham acesso ao novo documento de identidade.
Além da campanha de conscientização, a Sasc fará um levantamento no Cadastro Único para identificar os municípios com maior defasagem na emissão da nova carteira de identidade. “Queremos impulsionar esse processo para que, pelo menos os adultos, consigam obter sua nova carteira de identidade”, destacou a secretária Regina Sousa.
Com essa iniciativa, o governo estadual busca garantir o acesso à documentação essencial para os cidadãos de baixa renda, promovendo inclusão e cidadania.
Publicar comentário