×

Reforço de policiais penais garante mais estabilidade e humanização aos presídios do Piauí

Reforço de policiais penais garante mais estabilidade e humanização aos presídios do Piauí

O sistema prisional do Piauí conta, desde este mês, com o reforço de quase 200 novos policiais penais, nomeados pelo governador Rafael Fonteles. O novo efetivo já está em atividade nas 16 unidades prisionais do estado, incluindo a penitenciária de Buriti dos Lopes, prevista para ser inaugurada em maio.

Com esse incremento, o número de policiais penais no Piauí sobe de cerca de 800 para mais de mil profissionais, representando um aumento superior a 25%. Segundo a Secretaria de Justiça (Sejus), a ampliação do quadro deve contribuir diretamente para a estabilidade e o equilíbrio do sistema penitenciário estadual.


Nos permite manter o sistema equilibrado. Apesar da superlotação, o sistema é estável, quem manda é o poder público, o Estado está no controle das unidades. Aliado a esse trabalho de segurança, avançamos numa agenda muito bem definida pelo Governo Federal e pelo governador Rafael Fonteles, juntamente com o secretário de Justiça, para adequar a quantidade de presos à quantidade de vagas”, afirmou Reginaldo Moreira, diretor de Administração Penitenciária da Sejus.

Além do reforço na segurança, a chegada dos novos policiais penais também reflete em melhorias no atendimento aos internos. Segundo Moreira, o curso de formação foi estruturado para aliar a defesa da dignidade da pessoa humana a uma preparação tática e operacional qualificada. “A matéria de formação educacional, além de priorizar a dignidade da pessoa humana, passou também a explorar matérias táticas e operacionais, dando mais qualidade e oferecendo mais capacidade técnica aos nossos operadores para atuar em ambientes críticos”, destacou.

A Sejus anunciou ainda que, para dar continuidade ao fortalecimento da segurança penitenciária no estado, está prevista a abertura de um novo curso de formação para mais 200 policiais penais, com início previsto para 2025.

A medida faz parte de um conjunto de ações do Governo do Estado voltadas para modernizar e tornar mais seguro o sistema penitenciário piauiense, garantindo melhores condições de trabalho aos servidores e maior controle sobre as unidades prisionais.

Publicar comentário