Projeto Quitanda leva produção da agricultura familiar ao Diálogos pelo Piauí em Piripiri
A cidade de Piripiri, localizada no Território dos Cocais, será palco de mais uma edição do projeto Diálogos pelo Piauí, que desta vez contará com a participação especial da Secretaria da Agricultura Familiar (SAF) e sua já tradicional Quitanda da Agricultura Familiar. O evento ocorre nesta sexta-feira (25) e sábado (26), na Praça da Bandeira, no Centro da cidade, reunindo agricultores, cooperativas, associações e diversos serviços do Governo do Estado.
A Quitanda funcionará das 8h às 12h e das 14h às 18h na sexta, e das 8h às 13h no sábado. Ao todo, mais de 20 coletivos do Território dos Cocais estarão presentes, oferecendo ao público uma diversidade de produtos da agricultura familiar, como alimentos orgânicos, doces, artesanato e outros itens produzidos localmente.
A secretária da Agricultura Familiar do Piauí, Rejane Tavares, destaca a importância da iniciativa para o fortalecimento da economia local e valorização do trabalho dos agricultores. “Mais uma vez a Quitanda da Agricultura Familiar se faz presente nos Diálogos pelo Piauí. Desta vez será na cidade de Piripiri, com a participação massiva dos agricultores familiares do território”, afirmou a gestora.

Segundo ela, além dos produtores de Piripiri, também estarão representados agricultores de municípios vizinhos como Piracuruca, São João do Arraial, Batalha, Barras, Pedro II, Campo Largo, Porto, Luzilândia, Esperantina, entre outros. Também participam cooperativas vinculadas ao projeto Quitanda Super, que visa ampliar a comercialização dos produtos da agricultura familiar em diferentes regiões do estado.
Diálogos pelo Piauí
O Diálogos pelo Piauí é uma iniciativa do Governo Estadual que busca promover o debate direto com a população, gestores públicos e organizações sociais, com o objetivo de traçar estratégias participativas para o desenvolvimento econômico e social do estado. A primeira edição do projeto aconteceu nos dias 11 e 12 de abril, no Território Vale do Rio Guaribas, em Picos.
Agora, em Piripiri, além da comercialização de produtos da agricultura familiar, o público terá acesso a diversos serviços oferecidos por órgãos do governo, fortalecendo o vínculo entre o poder público e as comunidades locais.
Com a presença ativa da SAF e dos produtores da região, o evento promete movimentar a economia local, fomentar o empreendedorismo rural e aproximar ainda mais a população das políticas públicas voltadas ao campo.
Publicar comentário