Projeto “Mães Protetoras, Mães Eficientes” é lançado pela Defesa Civil no Instituto Rizzo
Teresina recebeu, nesta quinta-feira (27), o lançamento do projeto “Mães Protetoras, Mães Eficientes”, uma iniciativa da Secretaria de Defesa Civil do Piauí (Sedec), realizada no Instituto Rizzo Movement. O evento reuniu mães, especialistas e representantes de instituições parceiras em um dia de aprendizado, troca de experiências e muita emoção.

O projeto tem como principal objetivo capacitar mães e mulheres cuidadoras na prevenção de acidentes domésticos e primeiros socorros, além de oferecer suporte psicológico e social. Durante o lançamento, duas palestras abordaram temas essenciais: primeiros socorros no ambiente residencial e familiar, e a importância do cuidado com a saúde mental.
Uma Iniciativa Que Faz a Diferença
Silvana de Jesus, de 38 anos, é uma das mães beneficiadas pelo Instituto Rizzo, que atende mães atípicas. Ela é mãe de Mikalley, de 11 anos, que tem paralisia cerebral. Silvana relatou uma experiência marcante que destacou a importância do projeto: “Eu já enfrentei problemas de engasgo com minha filha e, na época, não sabia como agir. Fiquei desesperada e precisei chamar uma vizinha. É uma sensação de impotência. Fico feliz porque a Defesa Civil conseguiu olhar para a gente e fazer um projeto tão lindo como esse”, afirmou emocionada.

Compromisso Com a Segurança e Bem-Estar
A coordenadora do projeto, Jane Silva, que também é mãe atípica, destacou que a iniciativa está alinhada ao Protocolo Nacional Conjunto para a Proteção Integral a Crianças, Adolescentes, Pessoas Idosas e Pessoas com Deficiência em Situação de Risco e Desastres.
“Nosso objetivo é levar um treinamento de primeiros socorros e orientação de segurança em situações de emergência, preparando essas mães e cuidadoras para lidar com acidentes domésticos, como engasgamento, quedas, queimaduras e choques elétricos. Também enfatizamos o cuidado com a saúde mental dessas mulheres. Eu sou mãe atípica de gêmeos, entendo essas mães e sei que temos que cuidar de nossos filhos e de nós mesmas”, explicou.

A presidente do Instituto Rizzo, Clara Linda, reforçou a importância da parceria com a Sedec para ampliar o impacto do projeto. “A Sedec sugeriu essa parceria e nós a acolhemos. Acreditamos que, com o trabalho unido, podemos ampliar ainda mais o benefício para essas mães que precisam tanto de apoio”, destacou.
Com um ambiente de aprendizado, emoção e esperança, o lançamento do “Mães Protetoras, Mães Eficientes” representa um novo capítulo para muitas mulheres e suas famílias. A iniciativa promete transformar realidades, promovendo um ambiente mais seguro e acolhedor para todos.
Publicar comentário