Projeto Guardião Mirim inicia atividades em Teresina através do OPA
Neste sábado (8), o Projeto Guardião Mirim deu início às suas atividades em seis bairros de Teresina, abrangendo todas as zonas da cidade. A iniciativa, escolhida pela população através do Orçamento Participativo Digital (OPA) 2024-2025, é realizada em parceria com a Secretaria de Segurança Pública e a Polícia Militar. O objetivo é promover a formação cidadã de crianças e adolescentes por meio do Guardião Mirim e da Banda Mirim.

Voltado para crianças de 9 a 14 anos, o projeto tem como foco a educação, cidadania e disciplina. As atividades estimulam o desenvolvimento social e reduzem a ociosidade dos participantes. No bairro Vale Quem Tem, zona Leste, a proposta foi apresentada pelo Instituto Davi Henrique.
“A ideia de trazer o Guardião Mirim para o nosso bairro veio da própria comunidade, com o objetivo de transformar a vida das nossas crianças e adolescentes. Estamos muito felizes em ver essa iniciativa se tornar realidade e por termos sido ouvidos através do OPA“, destacou Antônio Monteiro, presidente do Instituto Davi Henrique.
As aulas seguirão até dezembro e abordarão temas como cidadania, respeito e disciplina, além de atividades lúdicas e comandos coletivos ministrados por policiais. O militar e instrutor Augusto César ressaltou a importância do projeto na formação de jovens mais conscientes. “Queremos mostrar a importância dos estudos e do bom comportamento não só na escola, mas também na vida. As instruções de natureza militar ajudam na formação de cidadãos mais conscientes e responsáveis”, explicou.

Juliana Carvalho, mãe de Ana Vitória, de 9 anos, e Pedro Marcelo, de 14, destacou o impacto positivo do projeto, especialmente no desenvolvimento do seu filho autista. “Esse projeto não só reduz o tempo das crianças nas telas, mas também proporciona um espaço acolhedor de socialização e aprendizado. Votei no OPA para que ele acontecesse, e hoje vejo esse sonho se tornar realidade”, comemorou.

Na edição 2023-2024 do OPA, o projeto beneficiou 150 crianças nos bairros Teresina Sul, Santa Maria da Codipi e Portal da Alegria. Em 2024, as ações foram ampliadas para os bairros Mafrense, São Joaquim, Vale Quem Tem, Santa Maria da Codipi, Angelim e Esplanada.
O Orçamento Participativo Digital 2025-2026 será lançado na próxima segunda-feira (10) pelo Governo do Piauí, com um investimento de R$ 80 milhões para a execução de obras e projetos escolhidos diretamente pela população nos municípios de Teresina, Parnaíba, Picos, Piripiri e Floriano.
Publicar comentário