Prefeito de Fartura do Piauí pede ajuda à Bahia para superar crise hídrica e recebe sinal positivo de Jerônimo Rodrigues
O prefeito de Fartura do Piauí, Orlando Costa (PT), participou nesta segunda-feira (21) de uma reunião com o governador da Bahia, Jerônimo Rodrigues (PT), e outras autoridades, com o objetivo de buscar solução para o grave problema de abastecimento de água que atinge seu município, localizado na fronteira entre os dois estados.
Adutora baiana pode ser alternativa viável
Durante o encontro, Orlando apresentou uma proposta baseada na utilização de uma adutora situada na cidade baiana de Pilão Arcado, distante apenas 22 km de Fartura, sendo 6 km dentro do território baiano. A estrutura possui vazão de 72 litros por segundo, dos quais 30 litros estão disponíveis e poderiam ser destinados à cidade piauiense.
“Nosso município é muito carente na área hídrica. Não temos água potável de jeito nenhum para a população”, afirmou o prefeito.
Articulação com órgãos federais e estaduais
O prefeito informou que já manteve contato com representantes da Codevasf (Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba) e com o superintendente da Embasa (Empresa Baiana de Águas e Saneamento) em Salvador. Ele reforçou o pedido em nome do governador do Piauí, Rafael Fonteles, também do PT, destacando o apoio político e a necessidade urgente da cidade.
“Minha querida Fartura necessita de 15 litros por segundo… Fartura foi o 2º município que mais deu voto ao Lula do Brasil, em percentual, e aqui estou”, disse emocionado.
Compromisso de apoio por parte da Bahia
O governador Jerônimo Rodrigues mostrou sensibilidade diante da demanda e se comprometeu a dialogar com o prefeito de Fartura, sinalizando a possibilidade de parceria interestadual para levar água à população.
“Com um nome de ‘Fartura’, não pode faltar água nessa cidade”, declarou o chefe do Executivo baiano.
Publicar comentário