×

PM e empresário detidos pela Polícia Federal em Teresina são postos em liberdade

PM e empresário detidos pela Polícia Federal em Teresina são postos em liberdade

O policial militar do Maranhão, Gonçalo Matos de Aguiar Neto, junto com seu irmão Ricardo Rômulo de Sousa Matos e o pai João Neto Matos de Aguiar, foram liberados no início da tarde desta quinta-feira (28/11).


Os homens foram detidos temporariamente pela Polícia Federal durante a Operação Bazófia, que visa desmantelar uma organização criminosa especializada em fraudes envolvendo o Auxílio Emergencial contra a Caixa Econômica Federal nos estados do Piauí e Maranhão.

Após prestarem depoimento na Superintendência da Polícia Federal em Teresina, os três investigados colaboraram com as apurações e foram liberados com autorização do juiz federal Gustavo André Oliveira dos Santos, da 1ª Vara Criminal da Justiça Federal no Piauí. As investigações prosseguem, concentrando-se nos crimes de furto qualificado, formação de organização criminosa, lavagem de dinheiro e invasão de dispositivos eletrônicos.

Sobre o caso

Nesta quinta-feira (28), a Polícia Federal deflagrou a Operação Bazófia, com o objetivo de desarticular um grupo criminoso especializado em fraudes relacionadas ao Auxílio Emergencial e operações bancárias digitais contra a Caixa Econômica Federal. Outras atividades ilícitas também estão sob investigação.

A ação envolveu 90 policiais federais no cumprimento de 14 mandados de prisão e 19 de busca e apreensão nas cidades de Teresina (PI) e Bacabal (MA). De acordo com as investigações, o grupo acessava contas de beneficiários do Auxílio Emergencial para pagar boletos e desviar recursos. Os valores eram transferidos por meio de diversas transações até chegar a contas de terceiros, usadas para saques e depósitos. Também há indícios de que o grupo praticava outras fraudes bancárias e explorava benefícios sociais do governo.


Fonte: 180 Graus

Publicar comentário