Piauí Saúde Digital leva atendimento especializado a alunos e servidores da rede estadual de ensino
A maior transformação da saúde pública no Piauí nos últimos anos está chegando ao ambiente escolar. Alunos e servidores dos Centros Estaduais de Tempo Integral (Cetis) da rede pública estadual agora contam com atendimento médico gratuito, direto das salas de aula. Por meio do programa Piauí Saúde Digital, o Governo do Estado leva consultas com clínico geral e especialistas para dentro das escolas, com o suporte da tecnologia da telemedicina.
A iniciativa é fruto da parceria entre a Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi) e a Secretaria de Estado da Educação (Seduc-PI), que trabalham juntas para garantir mais acesso, cuidado e qualidade de vida à comunidade escolar. As unidades de ensino estão sendo equipadas com salas exclusivas para o atendimento virtual, onde alunos e servidores podem ser consultados com segurança, privacidade e conforto.

Atualmente, o serviço já está em funcionamento nos Cetis Júlia Nunes e Didácio Silva, em Teresina, além de escolas em cidades do interior como Piripiri (Ceti José Narciso), Castelo do Piauí (Ceti Cônego Cardoso), Campo Maior (Ceti Raimundinho Andrade) e Altos (Ceti Afonso Mafrense). A expectativa é de que a cobertura chegue a todas as escolas da rede estadual em breve.
“O aluno ou servidor que sentir necessidade de atendimento poderá ser consultado por um clínico geral e, se for o caso, encaminhado para acompanhamento com um especialista — tudo dentro da própria escola”, afirma Gabriel Mauriz, diretor da Unidade de Saúde Digital da Sesapi.
O diferencial do projeto é a possibilidade de agendamento com especialistas, além do já disponível atendimento com clínico geral, acessível 24 horas por dia via aplicativo. “Temos médicos com hora marcada. Isso é inédito no ambiente escolar”, destaca o secretário de Saúde, Antonio Luiz.
O Piauí Saúde Digital é um programa consolidado e presente nos 224 municípios piauienses. Através dele, a população pode acessar consultas em diversas especialidades médicas e não médicas, como ginecologia, dermatologia, neurologia, psiquiatria, cardiologia, endocrinologia, pediatria, ortopedia, psicologia e nutrição.
Para o secretário de Educação, Washington Bandeira, a ação é estratégica para melhorar o desempenho dos estudantes. “Mais saúde significa mais aprendizado. Essa parceria com a Sesapi tem o objetivo de garantir que nossos alunos tenham qualidade de vida e estejam preparados para alcançar seus sonhos no ensino superior e no mercado de trabalho.”
Saúde na palma da mão
Além do atendimento nas escolas, os piauienses podem utilizar o Piauí Saúde Digital em qualquer lugar. A plataforma está disponível para celulares Android e iOS, oferecendo atendimento 24 horas por dia com tempo médio de espera de apenas uma semana nas Unidades Básicas de Saúde (UBS).

Como utilizar o Piauí Saúde Digital no celular
- Baixe o aplicativo
Disponível para Android e iOS ou acesse: app.piauisaudedigital.com.br - Faça seu cadastro
Preencha as informações pessoais no aplicativo. - Acesse seu e-mail
Você receberá login e senha temporária para ativar sua conta. - Configure sua conta
Use os dados recebidos e crie uma senha pessoal. - Solicite o atendimento
Em poucos minutos, um profissional estará à disposição para iniciar a consulta.
Com inovação, cuidado e acessibilidade, o Piauí dá um passo histórico na humanização da saúde pública, colocando o bem-estar dos estudantes e profissionais da educação como prioridade. Uma verdadeira revolução silenciosa — mas com grande impacto — que está apenas começando.
Publicar comentário