PF prende 18 em operação contra tráfico internacional de cocaína com origem no Piauí

A Polícia Federal prendeu 18 pessoas na manhã desta sexta-feira (08) durante a Operação Body Packing, que visa desarticular uma organização criminosa especializada no recrutamento de pessoas para o transporte internacional de cocaína. Segundo a PF, o grupo atuava principalmente em Teresina (PI) e região, enviando drogas para países da Europa.
A ofensiva também cumpriu 24 mandados de busca e apreensão nas cidades de Teresina, Timon (MA), Vitória do Mearim (MA), Camocim (CE), São Paulo (SP), Manaus (AM) e Coari (AM). A ação contou com apoio de diversas unidades da PF e das polícias locais.
De acordo com a Polícia Federal, as ordens judiciais foram expedidas pela 1ª Vara Federal Criminal do Piauí. Além das prisões e buscas, houve o sequestro de bens e valores pertencentes à quadrilha, que somam mais de R$ 20 milhões.
As investigações tiveram início após o recebimento de denúncias anônimas feitas à PF e à Polícia Civil. Com o avanço das apurações, foi descoberto que o grupo aliciava pessoas para atuarem como “mulas”, levando cocaína no corpo ou em bagagens em voos internacionais.
A PF informou ainda que dois integrantes da organização estão foragidos no exterior e já tiveram seus nomes incluídos na Difusão Vermelha da Interpol. Com isso, eles poderão ser localizados, presos e extraditados para o Brasil.
A operação foi batizada de Body Packing, expressão usada para descrever o método de transporte de drogas dentro do corpo humano. O caso segue em investigação e novas prisões não estão descartadas.
Fonte: Cidade Verde
Publicar comentário