PF combate extração ilegal de areia em Salvador e Camaçari/BA
Salvador, 18 de março de 2025 — A Polícia Federal, com o apoio da Companhia Independente de Policiamento e Proteção Ambiental (COPPA/PM), deflagrou nesta terça-feira (18) a terceira fase da Operação Piratas das Dunas, com o objetivo de combater a extração e o comércio ilegal de areia na região metropolitana de Salvador.

A investigação revelou que caçambeiros e o proprietário de uma empresa de materiais de construção realizavam a extração clandestina de areia no Parque Natural Municipal das Dunas de Abrantes e Jaua, localizado no município de Camaçari. A exploração ilegal desse recurso ocorre há mais de 15 anos, provocando graves danos ambientais na região.
Durante a operação, foram cumpridos três mandados de busca e apreensão expedidos pela 17ª Vara Federal da Seção Judiciária da Bahia. Os mandados foram executados em endereços ligados a um dos caçambeiros e ao comerciante envolvidos no esquema ilícito. Ambos foram presos em flagrante transportando e armazenando areia de origem irregular.
Os suspeitos responderão pelos crimes de extração ilegal de recursos minerais, usurpação de bens da União e associação criminosa. Caso condenados, as penas podem chegar a nove anos de reclusão.
A Polícia Federal segue com as investigações para identificar outros possíveis envolvidos no esquema e reforça que a exploração ilegal de recursos naturais representa uma grave ameaça ao meio ambiente, além de causar prejuízos econômicos ao país. As autoridades pedem que a população denuncie atividades suspeitas através dos canais oficiais.
Publicar comentário