×

Penitenciária Feminina de Teresina recebe atendimentos do Caminhão da Mamografia

Penitenciária Feminina de Teresina recebe atendimentos do Caminhão da Mamografia

A Penitenciária Feminina Gardênia Gomes Lima Amorim, em Teresina, recebeu nesta quinta-feira (6) a unidade móvel de mamografia para a realização de exames em internas, policiais penais e servidoras. A iniciativa faz parte da programação do Dia Internacional da Mulher e visa reforçar a prevenção ao câncer de mama entre as mulheres privadas de liberdade e profissionais que atuam na unidade.

Ao todo, foram realizados exames de mamografia em 19 internas, uma policial penal e cinco servidoras. Para muitas das beneficiadas, a ação representa uma oportunidade essencial de acesso à prevenção e ao diagnóstico precoce da doença.


A interna A. S. S., de 45 anos, relatou que a última vez que realizou o exame foi quando a unidade móvel esteve na penitenciária durante a campanha do Outubro Rosa. “Na campanha do Outubro Rosa eu fiz a mamografia e depois a médica fez uma ultrassonografia, apareceu um cisto, mas não foi nada preocupante. Agora eu preciso sempre fazer o acompanhamento“, afirmou.

Outro relato é da interna O. N. L., de 48 anos, que destacou a importância da iniciativa, especialmente para quem tem histórico familiar da doença. “Minha mãe teve câncer de mama e, depois de dois anos, a doença reapareceu na cabeça. Agora ela está em tratamento. Eu tenho 48 anos, mas só comecei a fazer o exame com a vinda do caminhão no ano passado. Acho muito importante essa carreta vir até a gente, porque muitas vezes temos dificuldades de fazer o exame lá fora“, afirmou.

De acordo com a Secretaria da Saúde, os Caminhões da Mamografia já realizaram mais de 100 mil exames em diversas cidades do Piauí desde 2023, ampliando o acesso à prevenção e ao diagnóstico precoce do câncer de mama.

A médica ginecologista Lorena Norberta, que atua na unidade prisional, enfatizou a relevância da mamografia como principal exame para a detecção precoce da doença. “É extremamente importante esse cuidado com a mulher, que sempre exerce o papel de cuidadora, e hoje chamamos atenção para o autocuidado realizando esse exame essencial aqui na penitenciária“, ressaltou.


A diretora de Humanização e Reintegração Social, Geusélia Cavalcante, destacou a parceria com a Secretaria da Saúde na inclusão das unidades prisionais no programa de atendimento da Unidade Móvel de Mamografia. “Mais uma vez a unidade móvel está aqui realizando esse atendimento, garantindo que as mulheres privadas de liberdade tenham acesso à assistência à saúde. Essa é uma prioridade do Governo do Estado e da Secretaria da Justiça“, pontuou.

A ação reforça o compromisso das autoridades com a saúde feminina, proporcionando a essas mulheres a oportunidade de manter o acompanhamento médico adequado, independentemente de sua condição atual.

Publicar comentário