×

Novo Hospital Regional de Picos promove capacitação para tratamento da leptospirose

Novo Hospital Regional de Picos promove capacitação para tratamento da leptospirose

O Novo Hospital Regional de Picos promoveu, recentemente, uma capacitação voltada para os colaboradores do hospital e da UPA 24 horas da cidade, com foco na leptospirose. A ação fez parte das medidas do Centro de Operações de Emergência (COE), que visa orientar os profissionais da saúde sobre as condutas mais adequadas diante do surgimento de doenças relacionadas aos alagamentos provocados pelas fortes chuvas que atingiram Picos e outras localidades da região.


De acordo com o médico infectologista Vinícius Coelho, responsável pela capacitação, o objetivo da ação foi garantir que os profissionais estejam preparados para lidar com situações de risco, como a leptospirose, que costuma ser comum após enchentes. “O plano de contingência elaborado pelo COE tem como foco garantir assistência às vítimas e prevenir doenças. A leptospirose está entre as mais recorrentes nesses episódios, por isso, é essencial que estejamos prontos para atender os casos de forma rápida, segura e eficiente”, destacou o especialista.

Vinícius Coelho ainda alertou para a importância de identificar os sintomas da doença, que podem aparecer após o contato com águas contaminadas das enchentes. “Se a pessoa apresentar febre, dor de cabeça, dores no corpo, náuseas ou vômitos, deve procurar imediatamente uma unidade de saúde para realizar exames. A confirmação da doença deve ser seguida do tratamento adequado, que precisa ser iniciado o quanto antes para evitar complicações”, orientou.


O Novo Hospital Regional de Picos e a UPA 24 horas, administrados pela Sociedade Brasileira Caminho de Damasco (SBCD) em parceria com o Governo do Piauí, seguem com o compromisso de oferecer suporte à população local e das regiões vizinhas. A capacitação é uma das várias ações para garantir que o atendimento de saúde na cidade continue com qualidade e eficácia, reforçando o suporte necessário durante períodos de emergência, como as fortes chuvas que afetaram a região.

O foco das ações do COE é não apenas tratar os casos, mas também prevenir doenças que possam surgir nas consequências dos alagamentos, assegurando assim a saúde e o bem-estar de toda a comunidade.

Publicar comentário