MDB REAFIRMA APOIO A THEMÍSTOCLES FILHO E PRESSÃO CRESCE SOBRE CHAPA MAJORITÁRIA DE RAFAEL FONTELES

Brasília — O senador Marcelo Castro (MDB-PI) confirmou que o Movimento Democrático Brasileiro já articula nos bastidores um posicionamento firme em relação às eleições de 2026. A legenda busca assegurar a manutenção das duas vagas que atualmente ocupa na chapa majoritária do governo estadual, incluindo a permanência de Themístocles Filho como vice-governador. A reivindicação, no entanto, enfrenta resistência interna dentro da base aliada, especialmente do Partido dos Trabalhadores (PT), que também pleiteia espaço na composição.
“O MDB quer preservar o que já tem. Não estamos buscando ampliar nosso espaço, mas manter aquilo que conquistamos legitimamente nas urnas. Foi o partido mais votado nas últimas eleições. Quando formos chamados ao diálogo pelo governador Rafael Fonteles, iremos com um discurso bem concreto”, afirmou o senador Marcelo Castro em entrevista recente.
Nos bastidores, a leitura é de que o MDB considera estratégica a manutenção de Themístocles na vice para garantir estabilidade política e continuidade do projeto de gestão estadual. Apesar das tensões, o partido aguarda um gesto formal de Rafael Fonteles para abrir o processo de negociação sobre a chapa que será apresentada ao eleitorado.
Cenário federal
Ao comentar o cenário nacional, Marcelo Castro reconheceu os desgastes entre o governo do presidente Lula e o Congresso Nacional, mas disse acreditar numa retomada do diálogo. “Esses estremecimentos fazem parte do jogo político. O importante é que o bom senso prevaleça. O presidente do Senado e o presidente da Câmara estão dispostos a ajudar. Lula precisa entrar em campo e buscar a superação dessas dificuldades o quanto antes”, ressaltou.
As declarações ocorrem em meio a impasses na articulação política do governo federal, que enfrenta dificuldades para aprovar matérias prioritárias no Congresso. A cobrança por mais protagonismo do presidente na condução do diálogo político tem ganhado força entre aliados.
Publicar comentário