Março Mulher: Governo do Estado lança campanha contra assédio moral e sexual
Nesta sexta-feira (7), véspera do Dia Internacional das Mulheres, o Governo do Piauí, por meio da Secretaria de Estado das Mulheres, deu início à campanha ‘Março Mulher – Sem Assédio Moral e Sexual’. A solenidade de lançamento destacou os objetivos e as principais ações da iniciativa, que serão realizadas tanto na capital Teresina quanto nos organismos de políticas para mulheres no interior do Estado.

A abertura das atividades contou com a exposição e venda de produtos da Agricultura Familiar, a Feira das Empreendedoras e serviços de saúde voltados aos trabalhadores, como vacinação e testes rápidos. O Centro de Referência em Saúde do Trabalhador (Cerest) disponibilizou imunização contra hepatite B, tétano, febre amarela e tríplice viral, além de atendimento com psicólogos e enfermeiros.
O evento também contou com um espaço gastronômico, que reuniu empreendedoras locais. Entre elas, a doceira e boleira Janaína Lavu, que celebrou a oportunidade de divulgar seu trabalho. “Este momento é fundamental para que possamos mostrar nosso trabalho e permitir que mais pessoas conheçam o que fazemos. Quero expressar minha gratidão, especialmente por ser um período significativo para as mulheres empreendedoras”, afirmou.
Compromisso com o Enfrentamento ao Assédio
Durante a solenidade, a secretária das Mulheres, Zenaide Lustosa, reforçou a importância do mês de março para a luta pelos direitos das mulheres e a necessidade de combate ao assédio moral e sexual. “Março é um mês de luta, mas também marca conquistas das mulheres na sociedade. Nossa campanha visa enfrentar o assédio, pois estamos suscetíveis a diversas formas de violência”, afirmou.

A secretária de Assistência Social, Regina Sousa, destacou a importância de estender a campanha para além do mês de março. “As semanas que evidenciam essas pautas são para lembrar que os problemas das mulheres não acabam. As ações devem ocorrer o ano inteiro, educando a população”, disse. Ela também ressaltou a necessidade de educar as crianças desde cedo para prevenir a violência de gênero. “A educação tem que começar em casa e na escola. Uma criança educada para não praticar violência se torna um adulto não violento”, concluiu.
O ouvidor-geral do Estado, Raimundo Dutra, enfatizou a relevância da união entre os órgãos estaduais na campanha. “A parceria entre diversos órgãos fortalece a campanha e amplia sua efetividade na proteção das mulheres”, destacou. Já a defensora pública do Estado, Lia Macedo, frisou a necessidade de abordar o tema do assédio em diversos ambientes. “Muitas vezes, falamos da violência de gênero no contexto doméstico, mas ela também ocorre no ambiente de trabalho e deve ser combatida”, afirmou.

Ações ao Longo do Mês
Ao longo de março, a campanha promoverá atividades focadas na saúde da mulher e no enfrentamento à violência doméstica e ao assédio, especialmente no ambiente laboral. A iniciativa também marca o início das atividades do programa ‘Vamos às Escolas’ e a assinatura do Acordo de Cooperação Técnica da campanha permanente de combate ao assédio. Esse acordo tem como objetivo estabelecer uma colaboração entre diferentes organizações para implementar ações eficazes de combate ao assédio moral e sexual.

Com essa mobilização, o Governo do Piauí reafirma seu compromisso com a segurança e o bem-estar das mulheres, promovendo políticas públicas que buscam garantir um ambiente mais justo e igualitário para todas.

Publicar comentário