Mais de 22 mil estudantes da rede estadual avançam na Olimpíada Nacional de Inteligência Artificial
O Piauí continua a se consolidar como um dos principais polos de formação em Inteligência Artificial (IA) no Brasil. Com 22.462 estudantes classificados para a segunda fase da Olimpíada Nacional de Inteligência Artificial (Onia Brasil), o estado representa 37% dos 60.317 participantes de todo o país, um feito impressionante que coloca o Piauí na vanguarda do ensino tecnológico.
A segunda fase da competição, que ocorre de forma virtual até 15 de fevereiro, visa aprofundar o conhecimento técnico dos alunos sobre IA, além de permitir debates sobre suas implicações no cotidiano, incluindo questões sociais, políticas e de segurança. Este aprofundamento reflete o compromisso do Piauí com uma educação que vai além do básico e prepara seus alunos para os desafios tecnológicos do futuro.

O desempenho expressivo dos estudantes piauienses é atribuído aos investimentos estratégicos em tecnologia e à capacitação contínua dos professores. “O Piauí é pioneiro e se tornou referência na Educação de IA. Estamos preparando nossos estudantes para o futuro com uma formação de qualidade”, afirma o secretário de Estado da Educação, Washington Bandeira. Ele destaca que a inclusão da disciplina de Inteligência Artificial na grade curricular das escolas da rede estadual foi um passo decisivo para o sucesso.
A Olimpíada Nacional de Inteligência Artificial (Onia Brasil) tem como objetivo popularizar o ensino da IA nas escolas e identificar talentos para representar o Brasil em competições internacionais. Organizada pelas plataformas EduSpace, H2IA/UFPel e IIA/LNCC, a olimpíada é composta por quatro fases. A primeira fase, realizada entre novembro e dezembro de 2024, introduziu conceitos básicos da tecnologia, com o Piauí alcançando um impressionante número de 92.882 inscritos.

Agora, com a classificação de mais de 22 mil estudantes piauienses para a segunda fase, o estado já começa a colher os frutos dessa abordagem inovadora na educação. A fase nacional da competição será marcada por uma prova prática, a ser realizada no Laboratório Nacional de Computação Científica (LNCC), em Petrópolis (RJ), com os melhores participantes avançando para a grande final mundial, prevista para agosto de 2025, em Pequim.
Com um número crescente de estudantes inseridos no universo da Inteligência Artificial, o Piauí se destaca como um modelo de inovação no ensino básico, e a Onia Brasil se confirma como uma importante plataforma para fomentar o talento e preparar a próxima geração de especialistas em IA, que certamente farão a diferença em um mundo cada vez mais tecnológico.
Publicar comentário