C1 News

Joel Rodrigues critica “taxa do sol” no Piauí


O pré-candidato ao governo do Piauí, Joel Rodrigues (Progressistas), voltou suas críticas ao atual governador Rafael Fonteles (PT) ao classificar como “imoralidade” a cobrança do ICMS sobre a energia solar excedente produzida por consumidores que utilizam o Sistema de Compensação de Energia Elétrica (SCEE).

Em vídeo publicado nas redes sociais, Joel respondeu a um eleitor que questionava sobre tarifas estaduais:

“Eu vou acabar com essa imoralidade. Isso não passa de uma imoralidade, isso não vai existir, se Deus e o povo permitir que eu seja governador do Piauí”, afirmou.

O que é a “taxa do sol”?

O partido Progressistas, ao qual Joel Rodrigues é filiado, já havia contestado a cobrança na Justiça. O TJ-PI decidiu contra a taxa, mas o governador recorreu ao STF, que manteve a cobrança em vigor.


E a “taxa da água”?

Além da polêmica sobre energia solar, Joel também mencionou a chamada “taxa da água”.

Contexto político

A crítica de Joel Rodrigues se insere em um cenário de disputa eleitoral, onde temas ligados a tarifas e impostos ganham força no debate público. A “taxa do sol” tornou-se símbolo da discussão sobre incentivos e barreiras à energia renovável no estado.

https://portalc1news.com/wp-content/uploads/2026/06/WhatsApp-Video-2026-06-27-at-17.14.35.mp4
Sair da versão mobile