×

Empreendedor ressalta agilidade no processo de abertura de novas empresas no Piauí

Empreendedor ressalta agilidade no processo de abertura de novas empresas no Piauí

O médico piauiense Lucas Maia teve uma experiência que destaca a transformação do ambiente de negócios no estado: ele conseguiu abrir uma nova empresa no setor de saúde em menos de 48 horas. O que antes poderia levar dias, agora, graças à desburocratização e à digitalização dos serviços, foi concluído de forma rápida e sem complicação.


Em janeiro deste ano, o estado do Piauí registrou a abertura de 4.822 novos empreendimentos, todos beneficiados pela agilidade proporcionada pela Junta Comercial do Estado do Piauí (Jucepi). Para Lucas Maia, o processo foi um reflexo direto do apoio do governo aos empreendedores.

“Fiquei muito satisfeito com a agilidade na abertura da minha nova empresa. Percebo que o ambiente de negócios está mais favorável porque há realmente o interesse do governo em apoiar os empreendedores do estado”, declarou o médico.

Lucas Maia, que já empreendia no Piauí há mais de 10 anos, destacou as diferenças que encontrou ao tentar abrir a sua primeira empresa e o impacto positivo das mudanças implementadas em 2025. Ele relembra que, na primeira experiência, o processo demorou vários dias devido à burocracia e à necessidade de documentos físicos. Agora, com a digitalização total dos serviços, o novo registro foi concluído de forma ágil, permitindo que ele iniciasse suas atividades rapidamente.

“Na minha primeira experiência, senti de perto as dificuldades e a burocracia para formalizar uma empresa e iniciar as atividades. Agora, o processo foi muito mais ágil, permitindo que eu começasse a prestar serviços rapidamente. Para quem é empreendedor, isso faz toda a diferença”, afirmou Lucas Maia.


Atualmente, todos os serviços da Jucepi são realizados de forma digital, eliminando a necessidade de documentos físicos e tornando o processo de abertura, alteração e baixa de empresas mais rápido, prático e eficiente.

A novidade é o portal Gov.pi Empresas, uma plataforma online que oferece acesso a mais de 251 serviços de órgãos estaduais e municipais. O portal facilita o processo para os empreendedores, que agora podem contar com a integração de dados cadastrais da Receita Federal e com um ambiente intuitivo disponível 24h.

“A Jucepi, por meio de suas equipes de trabalho, vem cada vez mais oferecendo aos empresários um ambiente de negócios célere e seguro. Hoje, as juntas comerciais não são mais só órgãos de licenciamento. São fomentadores da economia”, comentou Alzenir Porto, presidente da Jucepi.

Com a melhoria no processo de formalização de empresas, o Piauí se destaca como um estado mais ágil e eficiente para quem deseja empreender, garantindo mais facilidades e menos burocracia para aqueles que buscam iniciar ou expandir seus negócios.

Publicar comentário