×

Convenção nacional deve oficializar federação entre Progressistas e União Brasil e indicar saída do governo Lula

Convenção nacional deve oficializar federação entre Progressistas e União Brasil e indicar saída do governo Lula

Ciro Nogueira e Antônio Rueda (Divulgação )

Marcada para o próximo dia 5 de julho, em Brasília, a convenção nacional deve sacramentar a formação da federação partidária entre Progressistas e União Brasil. A união das duas legendas promete trazer impacto direto na composição do governo federal.

Com a consolidação da federação, a orientação política será pelo rompimento formal com o governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). A decisão inclui a recomendação para que os ministros filiados às duas siglas deixem os cargos que ocupam na Esplanada dos Ministérios.

Atualmente, Progressistas e União Brasil respondem pela titularidade de quatro ministérios no governo Lula 3: Esportes, Comunicações, Turismo e Integração e Desenvolvimento Regional. A saída das pastas tende a reconfigurar o espaço de governabilidade do Palácio do Planalto e abrir novas negociações para a ocupação desses postos.

A federação entre Progressistas e União Brasil é vista como um dos principais movimentos de realinhamento partidário com vistas às eleições municipais de 2024 e à disputa presidencial de 2026.

Publicar comentário