Com investimento de R$ 14,4 milhões, Major César é revitalizada e ganha 88 novas vagas
O governador Rafael Fonteles inaugurou, nesta quinta-feira (20), a reforma e ampliação da Colônia Agrícola Major César, localizada na BR-343. A unidade, que recebeu um investimento de R$ 14,4 milhões em recursos federais, agora conta com 88 novas vagas e melhorias estruturais significativas, reforçando a política de trabalho e educação para internos.

Modernização do sistema penitenciário
Durante a solenidade, Rafael Fonteles destacou que a revitalização da Major César faz parte de um projeto amplo de modernização das unidades penitenciárias do Piauí. “Temos 16 unidades penitenciárias no Estado, quatro delas aqui nesse complexo, e todas estão sendo modernizadas, revitalizadas, aumentando as vagas e as condições de ter educação e trabalho no sistema penitenciário”, afirmou o governador.
Entre as melhorias realizadas na unidade estão pavilhões totalmente reconstruídos, área de segurança, cozinha com refeitório, setor administrativo, Estação de Tratamento de Esgoto (ETE), vias de acesso pavimentadas e pavimentação interna entre os pavilhões reformados.

Compromisso com a segurança e ressocialização
O secretário nacional de Políticas Penais, André Garcia, ressaltou que a reforma representa um avanço na modernização do sistema prisional brasileiro. “É a materialização do investimento feito com recursos do Governo Federal. Estamos vendo aqui uma estrutura funcional que certamente contribuirá para a revitalização do sistema penitenciário piauiense”, afirmou.
Já o secretário de Justiça do Piauí, Carlos Augusto, enfatizou o compromisso do Estado com a segurança pública e a ressocialização. “Estamos cumprindo uma agenda muito clara de compromisso com a segurança pública. Precisamos continuar transformando vidas. Somos parte da solução para o sistema de segurança pública. Fico feliz de ver pessoas que saíram do presídio e hoje estão com seu próprio negócio”, destacou.

Reforço no efetivo da Polícia Penal
Ainda na manhã desta quinta-feira (20), Rafael Fonteles participou da cerimônia de formatura de 207 novos policiais penais, oficializando a nomeação de todos os agentes. Além disso, o governador anunciou que pretende nomear mais 200 policiais penais até o fim do mandato, ampliando o efetivo da categoria em 50%.
No período da tarde, Fonteles seguiu com sua agenda na área da segurança pública e realizou a entrega da nova Central de Monitoramento da Polícia Penal, situada ao lado da Penitenciária Prof. José de Ribamar Leite, na zona sul de Teresina. A estrutura promete otimizar o controle e a gestão do sistema prisional no estado.
Com a ampliação da Colônia Agrícola Major César e o fortalecimento do efetivo policial, o Piauí avança em sua política de modernização penitenciária, garantindo melhores condições para os internos e reforçando a segurança pública.
Publicar comentário