Circuito Literário na escola Maria de Lourdes Rebelo reforça os benefícios do Clube de Leitura Seduc
O Centro Estadual de Tempo Integral (Ceti) Professora Maria de Lourdes Rebelo, na zona Leste de Teresina, realizou, nesta semana, o projeto Leitura Viva – Adquirindo Conhecimento e Construindo Cidadania.
Coordenada pela professora Lúcia Maria Carvalho de Araújo, a iniciativa envolve mais de 600 estudantes e tem como objetivo promover o desenvolvimento crítico dos alunos. “Queremos despertar o interesse pela leitura, ampliar o vocabulário, melhorar a escrita e estimular a criatividade. Por meio da leitura, os estudantes podem expressar suas habilidades e desenvolver uma visão crítica sobre o mundo”, explicou.
A iniciativa integra o Clube de Leitura Seduc, lançado em junho deste ano pela Secretaria de Estado da Educação. Entre muitas ações, o projeto promove a revitalização de bibliotecas escolares, saraus culturais e uma plataforma digital com acervo diversificado. No Ceti Maria de Lourdes Rebelo, essas ações já mostram resultados. “As atividades do circuito literário e da Negritude em Prosa foram impulsionadas pelo ambiente moderno da biblioteca após a reforma da nossa escola e pelo Clube de Leitura Seduc, que têm engajado intensamente nossos alunos”, comentou a professora Lúcia.
A estudante Evelyn Macêdo relatou o impacto do circuito literário em sua formação. “Conheci autores que nunca tinha ouvido falar e explorei gêneros textuais que nem imaginava. Foi uma experiência enriquecedora, que abriu minha mente para diferentes formas de expressão e promoveu a troca de ideias em um ambiente colaborativo”, contou.
Maria Acionilia Marques de França, também aluna, destacou o impacto das atividades. “É uma experiência rica, que contribui para o desenvolvimento cognitivo e criativo de todos os estudantes”, afirmou.
Segundo o secretário de Estado da Educação, Washington Bandeira, o Clube de Leitura é um dos projetos mais relevantes da atual gestão. “A leitura fortalece as aprendizagens, estimula a criatividade e abre novos horizontes. Em um mundo onde a tecnologia avança rapidamente, é essencial incentivar o hábito, o prazer e o amor pela leitura”, declarou Bandeira.
Fonte: Governo do Piauí
Publicar comentário