Chico Lucas anuncia edital da Polícia Civil durante formatura de 654 novos PMs

O secretário de Segurança Pública do Piauí, Chico Lucas, anunciou nesta segunda-feira (25), durante a formatura da nova turma do Curso de Formação de Soldados (CFSD/2025), que o edital do concurso da Polícia Civil deve ser publicado até o final deste mês ou, no mais tardar, na primeira quinzena de setembro. O certame oferecerá vagas para delegado, agentes, o novo cargo de oficial investigador e peritos.
A solenidade, realizada no Centro de Educação Profissional da PMPI, em Teresina, marcou a conclusão do curso de 654 alunos que iniciaram a capacitação em março de 2025. Os futuros policiais militares receberam uniformes na última segunda-feira (18) e agora estão aptos para iniciar o estágio operacional.
Essa turma, que estará nas ruas, oficialmente, a partir de segunda-feira, 1º de setembro, tem o maior número de mulheres em cursos de formação da história da Polícia Militar do Piauí: são 280 alunas, que representa mais de 40% do total.
“O concurso da Polícia Civil está em fase final de ajustes. A organizadora FGV já foi contratada e está montando todo o cronograma. Esperamos que o edital seja publicado até o final deste mês ou, no mais tardar, na primeira quinzena de setembro”, afirmou Chico Lucas.
Segundo ele, também estão previstos concursos para oficiais da Polícia Militar e novas turmas do Corpo de Bombeiros, dentro da meta de 4 mil novos profissionais nas forças de segurança do Piauí.
Governador na solenidade de formação
O governador Rafael Fonteles destacou a importância da solenidade e o fortalecimento das forças de segurança em todo o estado.
“Nosso foco não é apenas nas grandes cidades, mas nos 224 municípios do Piauí. Com esta formatura, já ultrapassamos 2 mil policiais militares nomeados em nosso governo, e estamos próximos de superar a marca de 3 mil profissionais nas forças de segurança em geral. Em breve, teremos nova turma da Polícia Penal, do Corpo de Bombeiros e novos concursos para a Polícia Civil, Polícia Militar e oficiais do Corpo de Bombeiros. Isso nos permitirá chegar à meta de 4 mil novos homens e mulheres nas forças de segurança do Piauí”, disse o governador.
O governador ainda ressaltou que o investimento em inteligência, integração, tecnologia e inovação tem contribuído para reduzir os índices de criminalidade ano após ano e continuará trazendo resultados nos próximos meses.
Fonte: Cidade Verde – Por Izabella Lima e Graciane Araújo
Publicar comentário