Centro de Autismo de Teresina entra na fase final de execução e será entregue em abril
A obra do Centro Especializado de Atendimento às Pessoas com Transtorno do Espectro Autista (Cetea) do Piauí está em sua fase final e a previsão é de que o espaço seja concluído até o mês de abril deste ano. A iniciativa, promovida pelo Governo do Piauí por meio da Secretaria para Inclusão da Pessoa com Deficiência (Seid), em parceria com a Secretaria da Saúde (Sesapi), trará um grande avanço na qualidade do atendimento especializado a pessoas com autismo no Estado.

Localizado no antigo Centro de Perinatologia, onde funcionava a Maternidade Evangelina Rosa, no bairro Cristo Rei, em Teresina, o Cetea se configurará como um complexo integrado de atendimentos especializados. A equipe multidisciplinar que atuará no centro será composta por profissionais como neuropediatra, psiquiatra, psicólogo, fonoaudiólogo, fisioterapeuta, terapeuta ocupacional, musicoterapeuta e assistente social, entre outros.

Segundo Mauro Eduardo, secretário para Inclusão da Pessoa com Deficiência, o Cetea surge como um espaço dedicado ao cuidado integral das pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA), atendendo a indivíduos de todas as idades e oferecendo diagnósticos, tratamentos e terapias especializadas. “É um momento histórico para o Piauí, pois este será um centro completo, com uma equipe altamente qualificada para oferecer um atendimento de qualidade, especialmente para as pessoas com autismo”, destaca o secretário.

O Cetea conta com um investimento de R$ 5 milhões, sendo financiado por emenda parlamentar da ex-deputada federal Rejane Dias e recursos do Tesouro Estadual. A infraestrutura do centro permitirá um atendimento mais acessível e eficiente, com o apoio da Rede Estadual de Reabilitação Danielle Dias, que integra o Centro Especializado de Reabilitação (Ceir) e o Centro Integrado de Educação Especial (Cies), ambos localizados nas proximidades do novo espaço.
Com sua inauguração prevista para o primeiro semestre de 2025, o Cetea promete ser um marco na inclusão e no atendimento especializado às pessoas com TEA no Piauí, proporcionando melhores condições de diagnóstico e tratamento para aqueles que mais necessitam.

Publicar comentário