Casos respiratórios graves são registrados em alta no Piauí.
Foto: Divulgação/Sesapi
Informações do Boletim InfoGripe, publicado pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), indicam um aumento nos casos de síndrome respiratória aguda grave (SRAG), especialmente entre crianças, no Piauí e em outros oito estados.
As infecções mais comuns em crianças e adolescentes são provocadas pelo rinovírus, enquanto nos idosos, pelo coronavírus SARS-CoV-2. Os estados do Amazonas, Amapá, Ceará, Espírito Santo, Maranhão, Pernambuco e Roraima também apresentam uma tendência ascendente.
Tatiana Portella, pesquisadora do Programa de Computação Científica da Fiocruz (Procc/Fiocruz) e do InfoGripe, destaca a importância de manter a imunização contra a covid-19 e a gripe em dia para evitar complicações respiratórias.
“Se surgirem sintomas, é aconselhável manter a etiqueta respiratória, utilizando máscaras e evitando tossir ou espirrar próximo a outras pessoas”, afirmou Tatiana.
Desde o começo deste ano, já foram registrados 156.309 casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave, dos quais 73.283 (46,9%) resultaram resultado positivo para alguns vírus respiratórios.
No que diz respeito às mortes por SRAG neste ano, já foram contabilizadas 9.544 mortes, das quais 4.909 (51,4%) apresentaram resultado positivo para algum vírus respiratório. Dos casos confirmados no ano atual, 28,2% são de influenza A, 1,8% de influenza B, 8,5% de VSR, 8,7% de rinovírus e 52% de Sars-CoV-2, que causa a COVID-19.
Fonte: Portal PontoX
Publicar comentário