A Polícia Federal combate fraudes em empréstimos para veículos no Piauí.
Nesta terça-feira (12/11), a Polícia Federal iniciou a Operação Ouroboros para combater delitos financeiros, especificamente a compra de financiamento para veículos através de fraude.
Em Teresina, policiais federais executaram três ordens judiciais, uma de detenção temporária e duas de busca e apreensão. A 1ª Vara Federal da Seção Judiciária/PI emitiu as ordens judiciais.
No começo, as ações criminosas foram pacíficas com o estelionato habitual e, por isso, as investigações foram confiadas à Polícia Civil do Piauí. No entanto, obteve-se que a fraude realizada pelo grupo criminoso estava em conformidade com a legislação de crimes financeiros, da responsabilidade da Polícia Federal.
As apurações indicaram que os suspeitos simularam entrevistas de trabalho para obter as informações da Carteira Nacional de Habilitação – CNH de terceiros. Posteriormente, utilizou sua influência junto a revendedores de veículos em Teresina para simular o financiamento. Por ser um processo atualmente realizado digitalmente, muitas vezes o verdadeiro proprietário do veículo só se dava conta da fraude ao tentar transferir a propriedade do veículo junto ao Departamento de Trânsito – DETRAN/PI.
O objetivo da ação de hoje é considerar a participação de terceiros e prevenir a reprodução de crimes por parte dos suspeitos. Os envolvidos serão acusados do crime de obtenção de financiamento por meio de fraude, além de outros que possam ser descobertos durante uma investigação policial .
Fonte: 180graus
Publicar comentário