×

Vereador de Bom Princípio do Piauí é preso suspeito de estuprar duas irmãs menores de idade

Vereador de Bom Princípio do Piauí é preso suspeito de estuprar duas irmãs menores de idade

Foto: Reprodução/ SSP-PI


O vereador Jacinto Costa Moraes, do MDB, foi preso na manhã desta segunda-feira (19), sob suspeita do crime de estupro de vulnerável. A prisão foi realizada pelo delegado Herbster Santos, da cidade de Parnaíba, litoral do Piauí. Segundo a investigação, o parlamentar é acusado de abusar sexualmente de duas irmãs menores de idade, moradoras de Bom Princípio do Piauí, município que fica a 307 km de Teresina.

De acordo com o delegado, Jacinto Costa já havia sido investigado anteriormente pelas mesmas acusações, mas o inquérito foi arquivado. Com a apresentação de novos elementos, o caso foi reaberto e a Justiça autorizou a prisão preventiva do vereador.

“Ele está sendo preso pelo crime de estupro de vulnerável, no qual são vítimas duas irmãs, muito embora, nos relatos delas, tenham negado ter sido vítimas. Tudo envolve uma questão também de violência psicológica, de pressão financeira, já em razão da sua grande influência na cidade”, afirmou o delegado Herbster Santos.

O investigador destacou ainda que o medo e a influência do vereador sobre a população local têm dificultado o avanço das apurações. “Familiares também negam tudo, tanto por medo como pela influência que ele tem em Bom Princípio. Esse caso teve início em 2021 e culminou hoje com a sua captura e prisão”, completou o delegado.

Até o fechamento desta matéria, a defesa do vereador não foi localizada.

Vereador é investigado por acúmulo de cargos públicos

Além das graves acusações de abuso sexual, Jacinto Costa também é alvo de investigação por acúmulo indevido de cargos públicos. Em abril deste ano, o Ministério Público do Piauí instaurou um inquérito civil público para apurar uma denúncia que indica que o parlamentar ocuparia seis cargos públicos simultaneamente.

Segundo o MP-PI, Jacinto acumularia as funções de professor municipal, enfermeiro municipal, professor estadual, além de dois cargos comissionados na Secretaria de Justiça do Estado do Piauí e na Diretoria de Saúde do Município de Bom Princípio, além, claro, do cargo de vereador.

Inicialmente, a Promotoria de Justiça de Buriti dos Lopes notificou tanto a Prefeitura de Bom Princípio do Piauí quanto o próprio vereador para prestarem esclarecimentos. No entanto, ambos deixaram de apresentar documentação comprobatória sobre as alegações.

Diante da omissão, o Ministério Público converteu o procedimento preliminar em Inquérito Civil Público e determinou a expedição de novas requisições a órgãos estaduais e municipais. Foram solicitados documentos de nomeação, posse, frequência, bem como contracheques, processos de aposentadoria e eventuais licenças relacionadas aos vínculos de Jacinto Costa com a administração pública.

O caso segue sob investigação.


Fonte: Cidade Verde

Publicar comentário