×

Batismo leva espiritualidade e esperança aos internos das unidades prisionais

Batismo leva espiritualidade e esperança aos internos das unidades prisionais

Esperantina e Teresina — A Secretaria da Justiça do Piauí (Sejus) segue investindo em ações de assistência religiosa dentro das unidades prisionais do estado. Até abril deste ano, 215 internos participaram de cerimônias de batismo, reafirmando sua fé e esperança em um recomeço. A iniciativa faz parte de um trabalho contínuo de apoio espiritual, que tem se mostrado uma importante ferramenta de ressocialização.

No último sábado (12), a Penitenciária Luiz Gonzaga Rebelo, em Esperantina, realizou pela primeira vez uma cerimônia de batismo nas águas dentro do pavilhão da unidade. Ao todo, 41 internos participaram do ato religioso. No mesmo dia, na Penitenciária Professor José de Ribamar Leite, em Teresina, outros 29 detentos também receberam o batismo.


A atividade é fruto de parcerias com diversas denominações religiosas cadastradas na Sejus, que atuam de forma voluntária em todas as unidades prisionais do estado. Segundo a pasta, essas ações vêm crescendo nos últimos anos. Em 2024, 816 internos foram batizados, além da realização de 11 casamentos coletivos.


Para a coordenadora de Assistência Religiosa da Sejus, o fortalecimento da fé no ambiente prisional é essencial para promover o bem-estar e colaborar com o trabalho da Polícia Penal. “A fé ajuda a motivar as pessoas a buscarem viver de forma honesta e ética após o cumprimento da pena. Ajuda a lidar com o encarceramento, a solidão e tantos outros sentimentos. O desafio é fortalecer e ampliar a prestação da assistência religiosa como ferramenta importante de ressocialização”, destacou.

Além dos batismos, igrejas parceiras realizam louvores, cultos, missas e celebrações ao longo do ano, levando conforto espiritual às pessoas privadas de liberdade. Para a Sejus, a assistência religiosa é um direito garantido e um caminho possível para a reconstrução de vidas e reintegração à sociedade.

Publicar comentário