×

Seduc promove bate-papo literário com Frei Betto para 400 estudantes da rede estadual

Seduc promove bate-papo literário com Frei Betto para 400 estudantes da rede estadual

A manhã desta quinta-feira (3) foi marcada por inspiração, conhecimento e reflexões profundas para cerca de 400 estudantes de 14 escolas estaduais de Teresina. No palco do histórico Theatro 4 de Setembro, eles participaram de um bate-papo com o escritor e frade dominicano Frei Betto, em um evento promovido pela Secretaria de Estado da Educação (Seduc). O encontro, parte do projeto Clube de Leitura Seduc, teve como tema “O Papel da Literatura e da Educação na Transformação de Vidas” e uniu educação, literatura e vivências que ultrapassam as páginas dos livros.


Ao longo da conversa, Frei Betto destacou o valor da leitura como forma de abrir horizontes e desenvolver a consciência crítica, especialmente entre os jovens. “Uma das grandes vantagens da leitura é que o livro nos leva a todos os lugares e épocas. E, quando você pega gosto por isso, não abandona mais. A literatura continua sendo essencial, principalmente neste mundo tão conectado em que vivemos”, afirmou o autor, que tem mais de 60 obras publicadas.

O projeto Clube de Leitura é uma das diversas ações da Seduc voltadas à promoção da leitura nas escolas públicas. Segundo o secretário de Estado da Educação, Washington Bandeira, a iniciativa vem se somar a outras políticas, como a revitalização de bibliotecas, a criação dos “cantinhos de leitura” e o uso de plataformas digitais de livros. “O hábito da leitura é fundamental para a formação dos jovens como cidadãos. Queremos que cada vez mais estudantes tenham acesso à literatura e desenvolvam o gosto pelos livros”, pontuou.

Estudantes relatam transformação por meio da leitura

O evento foi também um espaço de troca de experiências. Alunos que participaram do bate-papo contaram como a leitura tem impactado positivamente suas vidas escolares e pessoais.


Lindomara Rakely Vila Nova, estudante da 2ª série do Ensino Médio no Ceti Padre Joaquim Nonato, compartilhou seu amor por romances e ficção. “A leitura me ajuda muito nos estudos. Encontros como esse despertam ainda mais a vontade de ler”, disse.

Já Levi Azevedo, da 1ª série do Ceti Sigefredo Pacheco, ressaltou como os livros ampliam o vocabulário e auxiliam nos desafios acadêmicos. “Ler amplia nosso conhecimento e nos prepara melhor para provas como o Enem”, avaliou.

Para Thifany Cristielly Vieira, aluna da 1ª série do Ceti Raldir Cavalcante, o encontro foi surpreendente. “Nunca tinha participado de um evento assim. Frei Betto prendeu muito a nossa atenção. Foi uma experiência incrível”, contou, entusiasmada.


Literatura como ponte para o futuro

Além de fomentar o gosto pela leitura, o objetivo do encontro foi mostrar que os livros podem ser aliados na construção de um futuro mais consciente e cheio de possibilidades. A Seduc espera que experiências como essa incentivem os estudantes a escrever suas próprias histórias, dentro e fora das salas de aula.

Queremos que nossos estudantes enxerguem a literatura como uma ferramenta para construir seus próprios caminhos”, finalizou o secretário Washington Bandeira.

Com iniciativas como o Clube de Leitura, o Governo do Estado reforça seu compromisso com uma educação pública que transforma, conecta e prepara para o mundo — com os livros como bússola e inspiração.

Publicar comentário