Assassino procurado há 27 anos é encontrado em hospital após ser espancado
Um homem de 61 anos, foragido da Justiça desde 2018, foi preso nesta terça-feira (11) pela Coordenação de Repressão a Homicídios e de Proteção à Pessoa (CHPP) da Polícia Civil do Distrito Federal (PCDF). O indivíduo estava condenado pelo homicídio que cometeu em 1998, em Pilão Arcado, na Bahia, e foi localizado após ser internado no Hospital Regional da Asa Norte (Hran), em Brasília, sem documentos e após ser espancado.
A captura aconteceu depois que funcionários do hospital acionaram a polícia para ajudar na identificação do paciente, que estava sem documentos e havia sido encontrado inconsciente e ferido em Ceilândia, no DF. O homem foi encontrado em agosto de 2024, próximo a uma caçamba de resíduos, e inicialmente foi levado a uma Unidade de Pronto-Atendimento (UPA), antes de ser transferido para o Hran.

Para confirmar a identidade do paciente, uma equipe do Instituto de Identificação (II) da PCDF coletou suas impressões digitais e enviou as informações à Polícia Civil de São Paulo (PCSP), que revelou a existência de um mandado de prisão preventiva em aberto. O suspeito estava foragido desde 2018, quando foi condenado pelo homicídio que cometeu na Bahia.
Com a confirmação da prisão, o homem aguarda a alta médica e, em seguida, será apresentado ao Poder Judiciário. A Polícia Civil do Distrito Federal ressaltou a importância de registrar desaparecimentos em qualquer delegacia, uma medida que facilita a identificação de pessoas que possam estar internadas em hospitais ou no Instituto de Medicina Legal (IML), contribuindo para a solução de casos de desaparecimento. No DF, esse procedimento pode ser realizado sem a necessidade de aguardar o prazo de 24 horas.
A prisão é um reflexo do trabalho contínuo das forças de segurança em identificar e capturar criminosos, além de destacar a importância do registro de ocorrências para agilizar processos de investigação e localização de foragidos.
Informações: Metrópoles
Publicar comentário