×

Hortas em escolas de Sergipe melhoram alimentação e ajudam a gerar renda em casa

Hortas em escolas de Sergipe melhoram alimentação e ajudam a gerar renda em casa


Uma parceria entre o Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS) e o Instituto Federal de Sergipe (IFS/SE) está transformando a educação e a alimentação em escolas públicas através do projeto “Implantação de Hortas Pedagógicas em Escolas Públicas”. Com base agroecológica, as hortas estão ajudando a reduzir o déficit nutricional dos estudantes em comunidades socioeconomicamente vulneráveis, além de promover aprendizado prático e hábitos saudáveis.

Impacto na educação e na comunidade escolar

De acordo com Kelliane Fuscaldi, coordenadora do Programa Nacional de Agricultura Urbana e Periurbana (PNAUP) do MDS, o projeto vai além do acesso a alimentos saudáveis. “Os alunos e a comunidade escolar se beneficiam de diversas formas, incluindo educação ambiental, desenvolvimento de habilidades práticas, trabalho em equipe, redução do estresse e conscientização sobre a origem dos alimentos. As hortas também são uma ferramenta para projetos interdisciplinares”, destacou.

Atualmente, os municípios de Aracaju e Poço Redondo já foram contemplados, com quatro escolas escolhidas com base na disponibilidade de espaço e no perfil socioeconômico da comunidade. A gestão das hortas é feita pelos próprios alunos, professores e membros da comunidade escolar.

Irineia Rosa do Nascimento, coordenadora do projeto no IFS, ressalta que as hortas facilitam a aplicação prática dos conteúdos programáticos, contribuindo para o entendimento das disciplinas e melhorando as relações entre os estudantes.

Transformação que vai além da escola

Os benefícios do projeto também chegam às famílias dos alunos. Maria Irlania dos Santos, mãe de uma estudante, compartilhou como o aprendizado da filha foi levado para casa, com a criação de uma horta no quintal da família.

Plantando em casa, ela não vai ter química nem nada, vai ser produto limpo, sadio. Nós começamos com coentro, depois tomate, cebolinha, alface”, explicou Maria. Além de melhorar a alimentação da família, a horta doméstica gerou uma fonte de renda extra. “Ela começou a vender. Hoje, compra os materiais da escola com o dinheiro da venda das verduras.

Gestão e expansão do projeto

O projeto também envolve produtores locais e busca fortalecer as comunidades sergipanas por meio da educação alimentar e da produção sustentável.

Para ampliar o alcance das Hortas Pedagógicas, o MDS, em parceria com a Embrapa, oferece um curso gratuito de educação à distância para capacitar gestores de escolas públicas e privadas, além de profissionais das áreas de saúde, nutrição e agricultura.

Com carga horária de 30 horas, o curso já capacitou cerca de seis mil pessoas, fornecendo orientações para a instalação e gestão de hortas, estratégias pedagógicas e melhorias nas condições alimentares e nutricionais das escolas.

O projeto é um exemplo de como educação, saúde e sustentabilidade podem caminhar juntas, transformando a realidade de comunidades vulneráveis e promovendo mudanças positivas que vão além do ambiente escolar.

Para se inscrever, basta acessar o link. 

Publicar comentário