×

Em 2024, Patrulha Maria da Penha atendeu mais de 2 mil mulheres no Piauí

Em 2024, Patrulha Maria da Penha atendeu mais de 2 mil mulheres no Piauí

Nesta quarta-feira (29), a Polícia Militar do Piauí realizou uma celebração ecumênica na Capela de São Sebastião em homenagem aos cinco anos da Patrulha Maria da Penha, serviço essencial no combate à violência doméstica e familiar. Criada em 2020, em parceria com o poder judiciário, a patrulha tem como principal objetivo fiscalizar o cumprimento de medidas protetivas e oferecer suporte às vítimas em todo o estado.

Desde sua criação, a Patrulha Maria da Penha tem se destacado pelo impacto positivo na proteção das mulheres. Apenas em Teresina, mais de 9.100 vítimas foram atendidas entre 2022 e janeiro de 2025. Em 2024, no interior do estado, foram realizadas mais de 2 mil visitas. A atuação ocorre por meio da viatura lilás, que visita as vítimas para garantir o cumprimento das medidas protetivas e avaliar a segurança delas.


Expansão do serviço

Nos últimos cinco anos, a patrulha foi ampliada e agora está presente em todos os 31 batalhões do interior do estado. Segundo a Comandante da Patrulha Maria da Penha, Major Leoneide Rocha, o serviço já salvou muitas vidas e trouxe esperança para diversas famílias.

É gratificante fazer a diferença na vida de tantas mulheres. Cada história de superação nos inspira a continuar lutando. Ao longo desse tempo, conseguimos salvar vidas, garantir direitos, dignidade e segurança para muitas mulheres. O impacto positivo desse trabalho é emocionante“, declarou a Major.

A expansão do serviço para todo o estado foi comemorada em 2024. Para a Coronel Elza, Comandante do Comando de Policiamento Comunitário (CPCOM), o êxito da patrulha é fruto da dedicação da equipe e do apoio do Governo do Estado.

É um orgulho falar da Patrulha Maria da Penha. Plantamos uma semente que hoje se espalhou por todo o Piauí. Nosso trabalho preventivo é fundamental para erradicar a violência contra a mulher. Sabemos que a luta é desafiadora, mas seguimos firmes e comprometidas com essa causa“, afirmou a Coronel.


Denúncias e apoio

A Polícia Militar reforça que a colaboração da população é essencial no combate à violência doméstica. Por meio de denúncias, é possível prevenir novos casos e proteger as vítimas.

Canais de denúncia:
📞 190 (Polícia Militar)
📞 180 (Central de Atendimento à Mulher)
📱 WhatsApp 24h: (86) 99407-4875 (denúncias) ou (86) 99407-1089 (fiscalização).

Com cinco anos de atuação, a Patrulha Maria da Penha segue como um símbolo de esperança e luta pela proteção e dignidade das mulheres piauienses.

Publicar comentário