Mutirão da Cidadania promove mais de 1.500 serviços em Castelo do Piauí
A primeira edição do Mutirão da Documentação da Trabalhadora Rural, realizada no Centro Estadual de Tempo Integral (Ceti) Cônego Cardoso, em Castelo do Piauí, foi um grande sucesso, superando as expectativas. Ao longo dos três dias de atendimento, mais de 1.500 serviços foram prestados à comunidade, com foco em ações de saúde básica e emissão de documentos.
Essa ação faz parte do Programa Nacional de Documentação da Trabalhadora Rural (PNDTR), coordenado pelo Ministério do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar em colaboração com a Secretaria da Agricultura Familiar (SAF) e o Instituto Federal do Piauí (IFPI).
Com o apoio de diversos órgãos, o mutirão reforçou o compromisso com os direitos das populações rurais, promovendo a cidadania e a inclusão. A superintendente de Ações Afirmativas e Organização Social da SAF, Márcia Mendes, destaca que a iniciativa amplia o acesso da população rural aos direitos de cidadania.

“Proporcionar aos agricultores o serviço necessário e com qualidade é fundamental. O mutirão chega para aproximar o estado das comunidades e da população. Ao invés da população procurar o estado, o estado procura a população, porque esse cuidado é de responsabilidade do estado e da sociedade, discutindo isso na base, nas comunidades“, frisou a superintendente.
Entre os serviços oferecidos, foram realizadas 268 mamografias e emitidos 513 registros de carteira de identidade (RG). Além disso, o mutirão garantiu 258 segundas vias de certidões de nascimento, casamento e óbito, 91 atendimentos para CadÚnico e benefícios; além de 300 declarações de renda para acesso a serviços gratuitos. Também foram emitidas 280 fotos 3×4.

O evento incluiu atividades educativas, como uma roda de conversa sobre a Lei Maria da Penha, que contou com a presença de 42 participantes, e uma palestra sobre o combate à violência doméstica, que reuniu 48 pessoas.
Diversas instituições marcaram presença, incluindo a Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi), a Secretaria de Estado da Educação (Seduc), a Defensoria Pública do Piauí (DPE), a Secretaria das Mulheres (Sempi), a Secretaria da Segurança Pública (SSP) e a prefeitura de Castelo do Piauí.








Fonte: Governo Do Piauí
Publicar comentário