Quem é o homem responsável pelo ataque em Nova Orleans que deixou 15 mortos
Uma caminhonete avançou sobre uma multidão na Bourbon Street, em Nova Orleans, durante as primeiras horas de 2025, deixando 15 mortos e 35 feridos. Segundo o FBI, o suspeito é Shamsud-Din Jabbar, de 42 anos, um cidadão norte-americano natural do Texas e veterano de guerra.

De acordo com as investigações, Jabbar dirigia uma caminhonete Ford alugada pela plataforma Turo quando atropelou pessoas que celebravam o Ano Novo. No interior do veículo, foi encontrada uma bandeira do grupo terrorista Estado Islâmico. O FBI classificou o ataque como um “ato terrorista” e afirmou: “Estamos investigando agressivamente todas as pistas para identificar quaisquer possíveis associados do sujeito.”
Shamsud-Din Jabbar faleceu durante um confronto com a polícia. Ele se formou em sistemas de informação de computadores pela Universidade do Estado da Geórgia, onde cursou entre 2015 e 2017. O FBI continua suas investigações, realizando buscas em locais ligados ao suspeito para obter mais informações.
O presidente Joe Biden condenou o ataque como “desprezível” e, em discurso no dia 1º de janeiro, declarou: “Quero que saiba que eu sofro com você. Nossa nação sofre com você. Nós ficaremos com você enquanto você lamenta e se cura nas próximas semanas.” Biden também informou que as autoridades investigam uma possível ligação entre o ataque e a explosão de um Cybertruck da Tesla em frente ao hotel do presidente eleito Donald Trump, em Las Vegas. Elon Musk, dono da Tesla, afirmou que a explosão foi causada por fogos de artifício dentro do veículo.
Fonte: 180 Graus
Publicar comentário