Rafael Fonteles defende educação integral e universalização da primeira infância em Brasília
O governador Rafael Fonteles participou, nesta quinta-feira (05/12), do evento Educação como Prioridade – I Encontro de Prefeitas e Prefeitos de Grandes Cidades, realizado em Brasília. Durante o painel, ao lado dos governadores Ronaldo Caiado (GO) e Raquel Lyra (PE), Rafael defendeu a importância da educação na idade certa e a universalização do ensino na primeira infância, destacando a necessidade de aumentar o número de escolas de tempo integral.

De acordo com o governador, os recursos investidos pelos entes federativos, conforme exigido pela Constituição, são suficientes para impulsionar o setor educacional. No entanto, ele destacou a importância de redirecionar esses recursos para expandir o acesso ao ensino integral, uma medida que poderia melhorar significativamente a qualidade da educação.
Rafael citou o exemplo do Piauí: “O grande avanço que o Brasil precisa alcançar é na educação em tempo integral. No Piauí, conseguimos quase universalizar a educação infantil para crianças de 4 a 5 anos, atingindo um índice de 99%. Por que não ampliar isso para crianças de 0 a 3 anos?”, questionou.
Fonteles também apontou que um dos principais desafios é garantir a alfabetização na idade certa, já que muitos alunos chegam aos 7 anos sem saber ler e escrever. Para enfrentar essa situação, o estado desenvolveu o Programa Piauiense de Alfabetização na Idade Certa (PPAIC). Com a adesão dos 224 municípios e envolvendo todas as secretarias municipais de educação, o PPAIC se tornou a maior iniciativa colaborativa do estado. O programa atende mais de 211 mil alunos em 2.734 escolas.
Fonteles destacou a experiência do Piauí com o avanço da estrutura nas unidades para que a meta de levar o ensino de tempo integral e o ensino técnico profissionalizante seja alcançada em fevereiro do próximo ano. “Quando assumi o mandato, o Piauí já tinha 96 escolas de tempo integral do total de 510. E colocamos como meta universalizar o modelo de educação de tempo integral com educação profissional e técnico obrigatório em todas as unidades. Quando a gente falou isso no primeiro momento parecia algo muito distante. Mas, a verdade é que, a partir de fevereiro do ano que vem, isso já vai acontecer. As 510 escolas terão tempo integral e ensino técnico profissionalizante”, comemorou.
O encontro com os futuros prefeitos e prefeitas das principais cidades do Brasil ocorre em Brasília e é realizado pelo programa Todos pela Educação, com apoio da Frente Nacional de Prefeitos e da Associação dos Membros dos Tribunais de Contas do Brasil (Atricon).
Fonte: 180 Graus
Publicar comentário