×

Rafael Fonteles ressalta impacto estratégico da Transnordestina no desenvolvimento do Sudeste do Piauí

Rafael Fonteles ressalta impacto estratégico da Transnordestina no desenvolvimento do Sudeste do Piauí

Ferrovia Transnordestina (Fotos: Francisco Gilásio)

O governador do Piauí, Rafael Fonteles, voltou a destacar a relevância da Ferrovia Transnordestina como motor de desenvolvimento econômico para a região sudeste do estado. A obra, considerada a maior intervenção linear de infraestrutura do Brasil, avança em etapas importantes e recebeu recentemente apoio formal da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), que declarou de utilidade pública uma área no município de Bela Vista do Piauí para viabilizar as obras ferroviárias no território piauiense.

Fonteles expressou otimismo com o andamento da obra e destacou o comprometimento do governo federal com a sua conclusão. “Estamos muito otimistas que finalmente essa obra vai ser concluída. Há uma decisão do presidente Lula nessa direção. Não é uma obra simples, é complexa, vai levar alguns anos ainda, mas não tenho dúvidas de que será uma ferrovia operacional. Toda a região sudeste do Piauí, especialmente os polos de mineração de Paulistana e Curral Novo, será profundamente beneficiada”, afirmou o governador.

A Transnordestina terá 1.206 km de extensão, interligando o município de Eliseu Martins, no Piauí, ao Porto de Pecém, no Ceará, passando por regiões estratégicas de Pernambuco e do Ceará. No Piauí, o trecho EMT (Eliseu Martins – Trindade) terá 395 km e está entre os mais aguardados, sobretudo para a logística de grãos, fertilizantes, combustíveis, cimento e minérios.

A obra já conta com 75% de avanço físico na primeira etapa e prevê a conclusão em 2027. A fase de comissionamento está prevista para começar em 2025, com os primeiros testes de transporte de cargas como soja, milho, farelo e calcário a partir do Terminal Intermodal de Cargas do Piauí.

A construção está sendo realizada com aportes da Companhia Siderúrgica Nacional (CSN), Infra S.A., Finor, BNDES, Banco do Nordeste (BNB) e Sudene, totalizando investimentos da ordem de R\$ 14,9 bilhões.

Além do lote 8 do trecho Missão Velha–Pecém, cuja ordem de serviço foi assinada em junho, outros cinco lotes estão em execução no Ceará (lotes 4, 5, 6, 7 e 11). Apenas os lotes 9 e 10 permanecem pendentes, com contratação prevista para 2025.

Para o governador Rafael Fonteles, a Transnordestina representa mais que uma obra de logística — é uma via de transformação econômica e social para o semiárido piauiense, ao integrar a produção local aos grandes corredores de exportação do país.

Trechos prontos e serem feitos da ferrovia Transnordestina (Fonte: TLSA – Transnordestina Logística S/A)

Publicar comentário