42 Empresas fornecerão materiais hospitalares para a Rede de Saúde de Teresina

A Fundação Municipal de Saúde (FMS) de Teresina deu um passo importante para suprir as carências na rede de saúde do município. A análise das propostas do quarto e último Termo de Referência, divulgado em janeiro de 2025, resultou na seleção de 42 empresas para fornecer materiais médicos e hospitalares essenciais à cidade. Essa ação faz parte do esforço da gestão municipal para resolver a crise na saúde e garantir o abastecimento contínuo das unidades de saúde.
Com a escassez de itens fundamentais para o funcionamento adequado da rede de saúde, como algodão, equipos, seringas, agulhas, bolsas para colostomia, ataduras, sondas, curativos de hidrogel, cateteres, eletrodos e fios de sutura, a FMS agora poderá suprir essas necessidades por 60 dias. A entrega dos materiais, prevista para começar ainda esta semana, visa garantir a continuidade do atendimento nas unidades de saúde de Teresina.
De acordo com Eleonora Sampaio, diretora de Compras da FMS, a previsão é de que os itens cheguem a tempo de serem distribuídos e usados nas unidades de saúde. Ela também destacou que o resultado da análise, com as empresas selecionadas, está disponível no site da FMS e no Diário Oficial de Teresina (DOM) nº 3.945, com o Aviso nº 11456440 publicado no dia 07 de fevereiro de 2025.
Charles Silveira, presidente da FMS, ressaltou a importância da ampla participação das empresas de todo o Brasil no processo de convocação, que teve uma repercussão positiva na mídia. Ele destacou que a seleção das empresas foi realizada de forma justa e eficiente, o que contribui para a resolução da crise no sistema de saúde da cidade. “A Comissão de Contratação conduziu o processo com empenho e seriedade, garantindo que o abastecimento fosse retomado com urgência“, afirmou Silveira.
A crise na rede de saúde da FMS, que levou ao desabastecimento de materiais e medicamentos essenciais, foi um dos principais desafios enfrentados pela gestão municipal. Para contornar a situação, a convocação das empresas para o fornecimento imediato de materiais médicos e hospitalares atenderá hospitais, UPAs, maternidades, CAPS e unidades básicas de saúde (UBS), incluindo o Hospital de Urgência de Teresina (HUT). A medida visa melhorar as condições de atendimento e garantir que a população tenha acesso a serviços de saúde de qualidade, mesmo em tempos de dificuldades.
Com o abastecimento garantido, a FMS espera aliviar as dificuldades enfrentadas pelas unidades de saúde, assegurando que os pacientes tenham acesso aos insumos necessários para tratamentos e cuidados médicos de qualidade.
Publicar comentário